Por Everlando Mathias
23/03/2023 - 16:28:00 - atualizado em 28/03/2023 às 08:20:03

Gravidez na adolescência será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

52766846808_8cad483aaa_k

"Gravidez na adolescência" será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), proposta pela vice-presidente da Comissão da Criança e Adolescência (CCA) da Casa, deputada estadual Dayse Marques (Solidariedade), na reunião da comissão realizada no miniplenário II Rita Ramos do anexo Jarbas Gato. O evento foi sugerido para acontecer no dia 08 de maio, como parte da programação do Dia das Mães.

Para a parlamentar a meta é discutir sobre melhorias das políticas públicas de saúde, educação e assistência social acerca do tema que são realizados no Estado. "A gravidez na adolescência está associada a uma série de riscos à saúde da mulher e do bebê. É preciso ter esse olhar com as nossas meninas porque a gravidez precoce causa muitos impactos físicos, mentais e na vida dessas adolescentes com uma grande repercussão social, implica na maioria dos casos no abandono da vida escolar e na dificuldade de inserção no mercado de trabalho. A educação sexual na adolescência tem que estar em pauta na sociedade, nas escolas e nas famílias", justifica a deputada.

O deputado Diogo Senior (MDB), comentou sobre o projeto "Mãe menina", de sua autoria quando foi vereador por Macapá em 2017 e parabenizou a deputada Dayse Costa pela iniciativa.

Durante a reunião presidida pela deputada Zeneide Costa (Podemos), foram aprovados dois requerimentos: o primeiro sugerindo a realização de uma audiência pública na comunidade Bonar, situada no Parque Nacional Montanha do Tumucumaque, no período de 24 a 26 de maio, para discutir a respeito da vulnerabilidade das crianças do local, tendo em vista as denúncias feitas a comissão.

O segundo requerimento trata da realização de audiência pública no dia 20 de abril, no município de Amapá, para discutir denuncias de exploração sexual infantil, bem como medidas que estão sendo ou podem ser tomadas com o intuito de coibir a pratica delituosa naquele município. Participarão do evento representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, secretarias estadual e municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Rayfran Beirão (Solidariedade) e Hildegard Gurgel (União).

Fotos: Olavo Reis

Facebook Twitter Google+ Email Addthis
DEPUTADOS